terça-feira, 18 de outubro de 2011

Android

É um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora seja ainda desenvolvido em uma estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a gigante Google é responsável pela gerência do produto e engenharia dos processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. O sistema operativo Android consiste em torno de 12 milhões de linhas de código, incluindo aproximadamente 3 milhões em XML, por volta de 2,8 milhões de linhas de C, cerca de 2,1 milhões de linhas de código Java e algo entre 1,75 e 2 milhões de código em C++.
A Android Inc. foi adquirida em 2005 pela Google, uma pequena empresa da Califórnia, na época foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
O primeiro telefone comercialmente disponível a rodar o Android foi o HTC Dream, lançado no dia 22 de outubro de 2008.
Com o lançamento do SDK (Software Development Kit), características e especificações para o Android são facilmente distribuídas.

Handset Layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA (Video Graphics Array) maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ES especificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones.

Armazenamento de dados
No android é possível se criar e usar um banco de dados utilizando SQLite. Um recurso bem interessante e muito avançado do android. 

Máquina Virtual Dalvik
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.

Multimídia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.

Características
  • ·         Baseado no GNU/Linux;
  • ·         Dalvik virtual machine;
  • ·         Não usa o X11, mas um framebuffer simples;
  • ·         Apache license;
  • ·         3 million lines of XML, 2.8 million lines of C, and 2.1 million lines of Java;
  • ·         LK: Little Kernel Boot loader.

Ambiente de desenvolvimento (SDK)
Incluem um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de desempenho. O IDE Eclipse (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android Develpment Tools (ADT). 

Versões
As diferentes versões de Android têm desde a versão 1.5, nomes de sobremesas ou bolos (em inglês) e seguem uma lógica alfabética:

  • 1.5: Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010);
  • 1.6: Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010);
  • 2.1: Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010);
  •  2.2: FroYo (Frozen Yogourt - Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2010);
  • 2.3: Gingerbread (versão atual lançada a 6 de dezembro de 2010);
  • 3.0-3.2: Honeycomb (Lançada especialmente para tablets em Janeiro de 2011);
  •  X.X Ice Cream Sandwich - Lançamento previsto para o quarto trimestre de 2011, o número da versão ainda não foi oficialmente revelado. (A versão que promete acabar com a fragmentação, ou seja, será para smartphones e tablets de todos os tipos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário