terça-feira, 18 de outubro de 2011

IOS


IOS é o sistema operacional móvel da Apple. Desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite o sistema operacional rodar em hardware de terceiros. A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Os elementos de controle de Interface consistem de barras, chaves e botões. A resposta à entrada do usuário é imediata, oferecendo uma interface fluida. Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho (um resultado comum é o comando de desfazer) ou rodá-la em três dimensões (um resultado comum é a mudança do modo retrato para modo paisagem).
O sistema operacional usa aproximadamente 500 megabytes de armazenamento do dispositivo, que varia para cada modelo.
O sistema operacional foi lançado com o iPhone na "Macworld Conference & Expo" em 9 de janeiro de 2007, e lançado em junho daquele ano. No início, a Apple não mostrava o nome do sistema operacional, afirmando apenas que "o iPhone roda o OS X".
Inicialmente, as aplicações de terceiros não eram permitidas. Steve Jobs argumentou que os desenvolvedores poderiam criar aplicativos web que "se comportam como aplicações nativas no iPhone". Em 17 de outubro de 2007, a Apple anunciou que a SDK nativa estava desenvolvimento e que eles esperassem para colocá-la nas 'mãos dos desenvolvedores' em fevereiro. Em 6 de março de 2008, a Apple lançou o primeiro beta, juntamente com um novo nome para o sistema operacional: o "iPhone OS". A rápida venda de dispositivos móveis da Apple acendeu interesse no SDK. A Apple também vendeu mais de um milhão de iPhones durante uma temporada de feriados de 2007. Em 27 de janeiro de 2010, a Apple anunciou o iPad, com uma tela bem maior do que o iPhone e iPod touch, e projetado para navegar na web, o consumo de mídia, e da leitura iBooks. O nome "iOS" foi usado pela Cisco. Para evitar qualquer ação judicial em potencial, a Apple licenciou o "IOS" uma marca registrada da Cisco.

Características
  •             Kernel baseado no Mac OSX;
  •             Permite o uso "kernel extention" para acesso a hardware;
  •             Kernel é carregado na RAM de forma criptografada;
  •      Somente aplicações "assinadas" podem acessar o kernel;
  •           O SO permite ter vários usuários cadastrados, mas somente dois são utilizados: root e um user convencional;
  •            SO dividido em 3 domínios: machine, system, user.


Estrutura iOS
A estrutura do IOS é dividida nessas 4 camadas segundo a própria Apple, segundo a imagem mostrada abaixo, Cocoa Touch seria a camada de mais alto nível e Core OS seria a camada de mais baixo nível, ou seja conforme a figura quanto mais abaixo na camada, maior deve ser a dificuldade em desenvolver e de se compreender.


Core OS (Núcleo do sistema operacional)
         OS X Kernel, Sockets, Segurança, Gerenciamento de Energia , Certificados, Sistema de Arquivos.

Core Services (Serviços oferecidos pelo sistema)
SQLite, Acesso a Arquivos, Preferências, Livro de Endereços, Rede.
Media
(serviços de mídia IOS)
         OpenAL, Gravação e Mixagem de Audio, Núcleo de Animação, Leitor de PDF, OpenGL ES e Quartz.

Cocoa Touch
         Multi-touch eventos e controle, Acelerômetro, Câmera, Alertas, Pickers, Sistema de Localização. A arquitetura desta API do iOS é dividida no Foundation Framework e no UIKit. Segue o famoso padrão MVC.
Foundation oferece classes utilitárias (como XMLParser), coleções (Arrays e Dicionários), serviços (como o controlador do “Desfazer” e de Erros), entre vários outros. As classes oferecidas por ele começam por NS (de NextStep, empresa que o Jobs criou quando foi demitido da Apple e mais tarde comprada pela própria Apple que levou o Jobs de volta para lá), tipo NSXMLParser, NSString, NSMutableArray…
O UIKit controla as interações do usuário (UI = User Interface) em tempo de execução, é com ele que colocam botões, labels, campos de texto e tudo mais que o usuário interage. UIButton, UIColor, UILabel, UIOutlet, UITextFieldDelegate e outros.

Desenvolvimento
A linguagem para desenvolvimento dos aplicativos para IOS é Objetive C, que foi uma linguagem derivada das linguagens Smalltalk e C.
Ainda não existem plataformas seguras e gratuitas para desenvolvimento nos sistemas operacionais Windows então quem deseja desenvolver para iOS deve possuir um Macintosh (ou por meio de máquinas virtuais), para poder programar você deve se associar a apple pagando uma anuidade, ou desenvolver somente para aparelhos já desbloqueados através do jailbrake.
A IDE mais utilizada é Xcode, as ferramentas Xcode fornecem o básico de edição, compilação e ambiente de depuração de seu código.
Xcode prevê também o ponto de lançamento para testar seus aplicativos em um dispositivo IOS, e no IOS Simulator, uma plataforma que imita o ambiente do IOS de base, que é executado no seu computador Macintosh local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário