terça-feira, 18 de outubro de 2011

História

Contando um pouco sobre a história dos celulares, em 1947 engenheiros tinham um pensamento nada comum para a época, queriam uma maneira de tornar a comunicação mais fácil e eficiente, tiveram a brilhante idéia de criar um sistema capaz de efetuar a comunicação entre telefones sem fio, a idéia era boa, porém a tecnologia não ajudava muito naqueles tempos, contudo as idéias não foram muito além da teoria e de pouca prática. A real história do telefone móvel (celular) começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada de um telefone móvel para um telefone fixo, mostrando que a teoria projetada em 1947 foi projetada de forma correta. Várias empresas fizeram testes entre 1947 e 1973, contudo a primeira empresa que mostrou um aparelho funcionando foi a Motorola, com o aparelho chamado DYNATAC 8000x que foi liberado comercialmente nos EUA, isso ocorreu no ano de 1983, ou seja, dez anos após o primeiro teste realizado.
A maioria dos celulares pesava cerca de 1 kg e tinha dimensão aproximadamente de 30 centímetros de altura, mas isso era apenas o começo, pois a tendência era a redução do tamanho e o aumento das funções. Os preços eram astronômicos, até porque nem todo mundo tinha um carro para poder carregar aparelhos desse tamanho e peso.


Para os celulares e seus sistemas operacionais estarem no quadro atual, tivemos algumas etapas, classificadas em gerações, são elas:

·         Primeira geração: Baseada em protocolos de comunicação que permitiam somente a comunicação por voz através de celulares analógicos.
·         Segunda geração: Muito utilizado no país, os celulares (2G) permitem, além da comunicação por voz, transmissão de dados digitais a baixa velocidade (14,4 Kbps), acesso a internet (WAP) e envio de mensagens SMS.
·         Geração 2,5: É representada pelas novas tecnologias de transmissão por pacotes, como GPRS e CDMA 1x e, principalmente, pelos serviços diferenciados, como o acesso permanente à web, possíveis pelo aumento das velocidades (50kbps) e tarifação por volume de dados. A cada ligação de voz há um canal de dados à disposição do usuário, basta acessá-lo.

·         Terceira geração ou 3G: Com taxas de transmissão ainda maiores (ordem de centenas de kbps) podemos destacar a tecnologia EDGE (GSM), FOMA (NTT DOCOMO), W-CDMA3 (Wideband-CodeDivision Multiple Access). Esse novo serviço oferece qualidade na transmissão de voz, com mínima interferência e 
barulho e suporte a diversos conteúdos de multimídia, como transmissão de vídeos, imagens, música e jogos, além de grande capacidade de comunicação de dados.

4G o futuro já está pré-estabelecido: Assim como demorou certo tempo para que o 3G fosse estabelecido, a quarta geração de telefonia celular (4G) não chegará tão rápida, mas já há algumas idéias de como ela será. Assim como o 3G já fez, a 4G deve continuar investindo no avanço da transmissão de dados. É muito provável que os novos aparelhos celulares já trabalhem com o protocolo IP e sejam compatíveis com as redes de computador, ou seja, a tendência é uma só: os celulares estão prestes a virar computadores minúsculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário